terça-feira, 27 de março de 2012

Paraísos Artificiais


Paraísos Artificiais – O Haxixe, o Ópio e o Vinho – de Charles Baudelaire. Este livro me perseguiu durante muito tempo. Todas as vezes que eu entrava em uma banca ou em uma livraria, lá estava ele me olhando. Mas sempre deixei para a próxima vez. No meu aniversário passado, fui a livraria com a intenção de comprar alguns presentes para mim mesmo. Levei uns quatro livros para casa e um deles era este, o que me perseguia tanto. Comecei a ler e não parei mais. Apesar da leitura ser bem cansativa (gosto mais de textos rápidos e coloquiais). O assunto é interessante. São vários ensaios sobre ópio, haxixe e vinho. Lembrando que na época era o que os “pensadores” usavam com frequência. O que eu acho interessante é que ele relata suas próprias experiências. Mostrando o céu e o inferno do uso de cada substância. O que cada uma causa, o efeito, a sensação e por consequência, o preço que se paga por cada uma delas. Preço, que eu digo, me refiro a “ressaca” que vem depois de cada uma das experiências.
Tenho sempre o hábito de marcar meus livros. Sei que isso não é correto. Ficar riscando as páginas. Mas isso me ajuda a memorizar o mesmo (faço muito isso). Pois, quando o pego novamente, quando leio os tópicos marcados, consigo me lembrar de todo o assunto.

Alguns dos destaques que fiz:
“A mulher é o ser que projeta a mais negra sombra ou a mais clara luz em nossos sonhos”
“O ser humano goza do privilégio de poder tirar novos e sutis prazeres da dor, da catástrofe e da fatalidade”
“Todo homem que não aceita as condições da vida, vende sua alma”
“Aquele que puder recorrer a um veneno para pensar, em breve não poderá mais pensar sem o veneno”
“A faculdade de sonhar é uma faculdade divina e misteriosa; pois é através do sonho que o homem se comunica com o mundo tenebroso que o cerca. Mas esta faculdade precisa de solidão para se desenvolver livremente”
“O gosto precoce do mundo feminino, “mundi muliebris”, de todo este aparato ondulante, cintilante e perfumado, faz os gênios superiores”
“este mundo é um mundo de sofrimentos, de luta e de proscriação”
“Deus, o solitário por excelência.”
“No espiritual como no material, nada se perde. Da mesma maneira que toda ação, lançada no turbilhão da ação universal, é em si irrevogável e irreparável, abstração feita de seus possíveis resultados, todo o pensamento é inabalável”
“Homem nenhum pode descrever tudo o que acontece nos sonhos”
“O trabalho torna prósperos os dias, o vinho torna felizes os domingos.”
“Há sobre o globo terrestre uma vasta multidão sem nome, cujo sono não basta para adormecer os sofrimentos. O vinho torna-se para ela cantos e poemas”
“Um homem que só bebe água tem um segredo a esconder de seus semelhantes”
“na embriaguez existe o hiper sublime”

Entre muitos outros.

Este livro vale muito. Apesar de ser pequeno, tem muita filosofia e conhecimento. Muitos pensamentos úteis e questionadores. Gostei e recomendo.