terça-feira, 24 de abril de 2012

Mudança de Clima

Hoje cedo uma das chamadas do telejornal foi sobre o clima de Brasília. Estamos na transição. O clima vai começar a ficar seco e frio. O que para mim, particularmente, é má notícia. Sofro muito nesta época seca. Minha sinusite dá sinais de vida e meus pulmões me lembram da minha bronquite de infância. Fui uma criança muito doente. E estou ficando um velho igual. Será? Sei não. Apesar de tudo isso, me sinto forte. Passei por muitas provações neste sentido. Tive muitas doenças brandas e graves. Estar aqui hoje é um milagre. E também resultado de muita dedicação dos meus finados pais. Dei muito trabalho. Aliás, quando meu pai queria me ofender dizia isso - Você deu muito trabalho... Talvez por isso, eu tenha crescido tentando ser o mais independente possível. Não suportava depender de qualquer pessoa para alguma coisa. Talvez seja isso. Mas é como dizem, não me matou e me deixou mais forte.
Neste ano faço quarenta. Penso muito nisso. As vezes paro e fico repassando minha vida. Sou nostálgico. Admito. Mas faço isso como forma de aprendizado, de avaliação pessoal. Sei de cor meus defeitos, minhas virtudes, meus temores etc. A minha maior luta é contra mim mesmo. Fico pensando no dito que diz que a vida começa aos quarenta. Estou bem perto de saber se é verdade. Antes meus ídolos eram os jovens. Rockeiros, jogadores, lutadores. Hoje é bem diferente. Fico observando e estudando os que chegaram a velhice. Os que souberam lutar contra tudo. Principalmente contra si.
Quero ser um velhinho assim. Com muitas vitórias.
E vamos lá. Deixe eu me preparar para a seca.