sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Vanitas

Esta  palavra originou-se do latin e significava "vacuidade, futilidade". Mas tratando-se de arte, o nosso interesse mútuo aqui, a palavra toma o sentido de "vaidade". E ainda mais com o livre uso da poética , o sentido se expande para algo mais rico. Passou a representar a vida e sua brevidade. Na arte pictórica (pinturas, desenhos e tatuagens) alguns símbolos são usados com este sentido, o de "lembrar" ao expectador que sua vida é breve e que por isso deve ser vivida plenamente. Um dos símbolos mais usados é caveira.  Mas também frutas, flores, alguns insetos, relógios etc. Tudo o que demonstre algum tipo de decadência, envelhecimento ou passagem do tempo.

Na tatuagem, sabendo ou não, vários artistas usam estes símbolos. É muito comum identificarmos vanitas em composições espalhadas por peles por aí. Borboletas, insetos, relógios e claro, caveiras. Tudo gravado, marcado em pessoas que apreciam e possuem a coragem de registrarem épocas e sentimentos  em suas vidas.

Então, a partir de hoje, vamos criar nossos desenhos com mais este significado e com mais esta linguagem ( e de forma consciente).  Sabendo que estamos dando continuidade a uma simbologia artística rica e tradicional.

O importante é sabermos apreciar a arte como um todo. E ter sempre este pensamento; de que tudo passa.  Inclusive, nossa própria existência.