terça-feira, 29 de outubro de 2013

Modismos na Tatuagem

Finalmente consegui escrever algo para a revista. Aleluia !!!








Tatuagem e Modismo

O modismo na temática da tatuagem é um problema que afeta a todos os tatuadores, creio eu.  Sempre que vejo algum reality show onde um dos participantes exibe uma tattoo, já me preparo para os pedidos diários de clientes que desejam o mesmo desenho. Eu, particularmente evito de todas as formas ficar copiando o desenho. Por vários motivos. Primeiro que não é muito vantajoso para nenhum tatuador ficar reproduzindo em série um desenho, seja ele qual for. Segundo, que o cliente acha que vai ficar como a pessoa famosa. E isso é uma utopia. Quem ainda  não passou pelo pedido quase que insuperável da tattoo do ator “The Rock”? Ou da tal “Fênix da Cacau”? Coisas que se repetem diariamente na vida de qualquer tatuador.
Ultimamente é o terço de uma participante do programa “A Fazenda”. Inúmeras reproduções pipocam pela rede. Desenfreadamente.
Mas não é só de famosos que se criam os modismos. De vez em quando algo acontece e um determinado tema toma de conta de todos os gostos de uma determinado momento. Hoje em dia é o Filtro dos Sonhos. Quantos e quantos pedidos para realizar tal tatuagem? Por mais que criemos em cima, modificamos, chega um momento que não dá mais para se executar um trabalho com o mesmo gosto, o mesmo empenho.
Creio que o princípio de todo este modismo seja a internet. Quando aparece uma imagem em uma rede social (de tatuagem, claro) e muitas pessoas gostam, comentam e tal. Outras, já se colocam no lugar da personagem da foto, e já se imaginam sendo parabenizadas pelo desenho. Então, salvam a imagem, correm para um estúdio, e reproduzem o tema. Logo, publicam a foto, recebem elogios, os amigos admiram, curtem. E em sequência, a coisa vai andando para a avalanche de cópias.
Na verdade, tudo isso é ego. Usando um pouco de psicologia:  carência de atenção e aceitação. O velho e eterno problema de “Ser bem aceito”. Claro que julgar não é o caso, procuro apenas uma forma de explicar, até para a minha própria pessoa, o motivo por tanto modismo ultimamente.
Vejam se concordam comigo nas seguintes temáticas repetitivas na moda da tatuagem: Dente de leão em que as pétalas se transformam em pássaros, infinito escrito pai, mãe ou outro parente, filtro dos sonhos, gaiola aberta com pássaros voando, Clave do Sol (com diversos enfeites) entre outros. Claro que trabalhamos para pagar nossas contas, financiar nossos sonhos. E nada da mais dinheiro que seguir o modismo. Mas podemos também, pelo menos, tentar , convencer nossos clientes a mudar o foco.
Um caso engraçado que ocorreu no estúdio a um tempo. Um cliente entrou e através do celular mostrou uma imagem para um tatuador amigo meu. Era a famosa foto do “The Rock”. E fez a repetitiva pergunta: Se daria para fazer e quanto ficaria a tal tattoo?”. O meu amigo de imediato respondeu com uma pergunta:” - depende mano, em quanto tempo você fica com um braço igual ao dele?”. O sujeito não disse nada e foi embora.
É um exemplo bem prático. E claro, não deixa de ser engraçado. De como as pessoas imaginam que reproduzindo um desenho famoso, ficarão exatamente como o ídolo. Ou pelo menos, terão o respeito e a popularidade do mesmo.
Bom, este texto todo é apenas uma forma de compartilhar com outros tatuadores e amigos uma constante que vem me incomodando bastante. Serve também como uma forma de começarmos a procurar evitar este incentivo ao modismo acelerado. Isso gera arrependimentos, descontentamentos e por consequência, as seguidas coberturas. Não podemos deixar que a tatuagem se transforme em algum tipo de vestimenta provisória. Coisa do momento. Não é saudável para nenhuma das partes. E muito menos, contribui para a arte da tatuagem.
No mais, creio que para quem quer mesmo se sobressair neste meio tão concorrido e diversificado que é a tatuagem, o mais correto é procurar criar, desenhar bastante, estudar e lutar para que o estilo pessoal surja e que as pessoas lhe procurem pelas suas criações e não por ser um bom reprodutor de moda.
E vamos juntos fazer com que nossos trabalhos realmente fiquem nas peles por toda uma vida.